quinta-feira, 9 de junho de 2011

Escola libertadora e escola libertária


As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o anti-autoritarismo.



Tendência

Progressista Libertadora

¢Papel da Escola: Atuação não formal. Percepção e questionamento da realidade para transformação social. Educação crítica.
¢Conteúdos: São retirados da prática, da realidade
dos alunos. Caráter político.
¢Método: O diálogo entre professor e aluno é a base metodológica. Como é considerado um animador o professor deve trabalhar no nível dos alunos.
¢Professor x Aluno: Relação horizontal, sendo assim, os dois são sujeitos do conhecimento. Não há autoridade.
¢Pressupostos: Educação problematizadora., que se dá a partir da codificação da situação problema. Conhecimento da realidade. Processo de reflexão e crítica.
¢Prática Escolar: Seu inspirador é Paulo Freire. Movimentos populares: sindicatos, educação para adultos, há professores que vêm tentando colocar em prática todos os graus de ensino formal.

Tendência Progressista Libertária

¢Papel da Escola: Mudança na personalidade do aluno, alterações institucionais à partir dos níveis subalternos.
¢Conteúdos: As matérias ficam à disposição dos alunos, porém não são cobradas, depende do interesse de cada um.
¢Método: Vivência grupal na forma de auto-gestão.
¢Professor x Aluno não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres.
¢Pressupostos: Aprendizagem informal, relevância ao que tem uso prático. Tendência anti-autoritária. Crescer dentro da vivência grupal.
¢Prática Escolar: Trabalhos não pedagógicos mas de crítica as instituições. Relevância do saber sistematizado.
¢C. Freinet, Miguel Gonzales Arroyo .

escola Libertária

Existem três grupos de entendimento da educação na sociedade:

¢educação como redenção,
¢educação como reprodução,
¢educação como transformação.

A ESCOLA LIBERTÁRIA
¢Tendência filosófico-política da educação como transformação da sociedade.
¢A escola deve buscar uma transformação
na personalidade dos alunos,
¢As matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas.
¢O que é importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo.
¢O professor deve se por a serviço do alu
no sem impor suas concepções e idéias, sem fazer do aluno um "objeto", ele deve se misturar ao grupo para uma reflexão em comum.
¢A avaliação da aprendizagem não faz sentido em termos de conteúdo.
¢A pedagogia libertária abrange quase todas as
tendência anti-autoritárias em educação, de
ntre elas a anarquista, a psicanalista, a dos sociólogos e também a dos professores progressistas.

escola libertadora

¢A força motivadora deve decorrer da codificação de uma situação-problema que será analisada criticamente, envolvendo o exercício da abstração, pelo qual se procura alcançar, por meio de representações da realidade concreta, a razão de ser dos fatos.

Vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.
A condição para se libertar da exploração política e econômica, através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe.
Ultrapassa os limites da pedagogia, situando-se também no campo da economia, da política e das ciências sociais,
O saber mais importante para o oprimido é a descoberta da sua situação de oprimido


Nenhum comentário:

Postar um comentário