quinta-feira, 9 de junho de 2011

Caracterização da área de arte nos PCN


Indubitavelmente, a arte passou a ter um papel importante na escola. Do simples desenvolvimento da criatividade alcança, hoje, a possibilidade de refletir a realidade percebida, imaginada, idealizada, abstraída, dentro de uma contextualização. É possível para o espectador interpretar subjetiva e objetivamente um obra de arte em que se relacionam as imagens do trabalho do artista e a experiência do apreciador. Assim, cada um pode tecer seus comentários, seu ponto de vista, sua crítica e , nesse caso, não há certo e errado, há, sim, opiniões individualizadas .

A significação da obra acontece com as interações de percepção e imaginação entre a obra e o receptor. Sob esse novo olhar, a arte na escola tem uma nova função. Ela leva o aluno a transcender o concreto e partir para o imaginário, atentando para significações mais profundas no campo da humanização ,da cultura e da história. Nesse contexto, o professor pode explorar a releitura das obras dos artistas, dando-lhe um sentido próprio, acreditando que não há obra mais ou menos importante, todas têm valor.
Ao trabalhar os conteúdos da área é possível passar os três eixos da experiência de aprendizagem significativa do estudante de arte: a experiência do fazer, a experiência do apreciar e a experiência do contextualizar. É preciso que o aluno aprenda a fazer fazendo para que possa levá-lo à aprendizagem. O acompanhamento do professor é de suma necessidade, mas não há a conotação “feio” ou “bonito” e sim um progresso nas linhas, nas cores, no contexto, entre outros que ocorre de forma progressiva e mais elaborada. No desenvolvimento do trabalho, para que haja aprendizagem, cabe ao professor ultrapassar o fazer, fazendo-o a atingir patamares mais elevados, fruindo e contextualizando arte.
O campo para o desenvolvimento da arte é amplo e abrange diversas linguagens dessa área , quais sejam : Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, leque que levará o aluno a produzir trabalhos pessoais e grupais e, ainda, aprender a apreciar, desfrutar, valorizar e emitir juízo sobre a herança artística do passado até os dias atuais.
Para atingir tal pretensão, os PCNs apresentam os objetivos que podem ser perseguidos ao longo dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Em síntese, eles pretendem desenvolver e aprimorar a experimentação e a exploração das linguagens artísticas, de forma individual e coletiva, com foco na percepção, imaginação, emoção, investigação, sensibilidade e reflexão; utilizar materiais , instrumentos e procedimentos artísticos,utilizando-os e contextualizando-os na vida prática, num clima de respeito com os demais e de aceitação crítica; exercitar a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte com sensibilidade; identificar e compreender diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, entre outros .

Em suma, a arte na escola pode revolucionar o ensino, tornando-o mais humanizado, mais sensível, mais atraente, já que a contextualização favorece o envolvimento com outras disciplinas . Quiçá a arte venha abrandar a violência que tanto mal faz para a escola e a sociedade.

Um comentário:

  1. Olá gostei muito do seu texto, continue fazendo esse trabalho maravilhoso, falar de arte é simplesmente maravilhoso, pena que são poucos os que apreciam e entendem o verdadeiro sentido da arte.

    ResponderExcluir