PORTIFÓLIO, UM NOVO VEÍCULO PARA AVALIAÇÃO E AUTO AVALIAÇÃO
Na atualidade devemos pensar , quando falamos de avaliação , que esta deve acontecer de forma consciente. Para que isso aconteça precisamos conhecer não somente os fins, mas principalmente os meios em que se dá a construção do conhecimento.
O portifólio, serve , sem dúvida, como um “álbum de fotografias”, que conta através de suas páginas o desenvolvimento do conhecimento e da aprendizagem,dando significado ao mesmo através da experiência individual, onde cada individuo é sujeito de sua história. Sendo assim cada roteiro utiliza uma linguagem diferente e mostra diferentes formas de aprender.
Para o professor , o portifólio , quando construído de forma reflexiva , serve de suporte para a avaliar a qualidade do seu trabalho e como conseqüência , auxilia no aperfeiçoamento do mesmo, na medida que evidencia e possibilita a comparação do crescimento e aproveitamento de cada um.
O portifólio é sem dúvida um novo conceito de avaliação e auto avaliação e apesar de não substituir todas as demais formas avaliativas, serve sem dúvida para facilitar a compreensão da aprendizagem do aluno como sujeito ímpar em constante construção entendendo assim a diversidade como fator incluso no ambiente educacional.
O portifólio, serve , sem dúvida, como um “álbum de fotografias”, que conta através de suas páginas o desenvolvimento do conhecimento e da aprendizagem,dando significado ao mesmo através da experiência individual, onde cada individuo é sujeito de sua história. Sendo assim cada roteiro utiliza uma linguagem diferente e mostra diferentes formas de aprender.
Para o professor , o portifólio , quando construído de forma reflexiva , serve de suporte para a avaliar a qualidade do seu trabalho e como conseqüência , auxilia no aperfeiçoamento do mesmo, na medida que evidencia e possibilita a comparação do crescimento e aproveitamento de cada um.
O portifólio é sem dúvida um novo conceito de avaliação e auto avaliação e apesar de não substituir todas as demais formas avaliativas, serve sem dúvida para facilitar a compreensão da aprendizagem do aluno como sujeito ímpar em constante construção entendendo assim a diversidade como fator incluso no ambiente educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário